Notí­cias


Quem é Norris Cole?

27 abr 2015

Nascido em 24 de fevereiro de 1945 em Westmoreland no oeste da Jamaica.

Norris Cole é Luddy Pioneer e Luddy Pioneer é Sydney Crooks; fundador e membro original do clássico trio vocal Jamaicano The Pioneers.

Para ir um pouco mais longe, Norris Cole é um dos primeiros cantores de reggae da Jamaica, compositor e produtor a pôr o pé no Japão, cantando e produzindo música reggae.

Ele fez isso cinco anos antes de Bob Marly.

Norris Cole é responsável pela elevação (sucesso) de muitos dos melhores artistas da Jamaica.

Artista como Gregory Isaacs, ou seja, “All I have is love”, álbum produzido por ele Norris Cole, que obteve enorme sucesso em todo o mundo.

Para o livro dos recordes de reggae, Norris Cole o mesmo Sydney Crooks, é considerado um dos maiores produtores da Jamaica, contribui muito com o sucesso da musica Jamaicana.

Ele tem uma lista quase infindável, com nomes de artistas que já produziu.

Marcia Griffiths, do álbum “Rock my soul”

Norris Cole,Sydney Crooks, Luddy Pioneer, como queiram chamá-lo, pessoa sempre ocupada na área musical escrevendo ou produzindo muitos artistas como, Gregory Isaacs, Márcia Griffts (do grupo The Wailers), Carlene Davis, Owen Gray, Eric Donaldson, Winston Groove, Johny Orlando, Dennis Brown, Donna Marie, The Pioneers, Jackie Brown, George Dekker, Tyrone Taylor, Brent Dowe, Fredy Mckay, Dennis Alcapone, Delroy Wilson, Justin Hinds, Alton Ellis. Lloyd Parks, Eclips Band, George Faith,e  a lista continua…..

Norris Cole também compartilhou palco com um dos maiores cantor de todos os tempos; seu ídolo John Lennon.

Quase todos os artistas que passaram pelo o Estúdio de Gravação do saudoso Joe Gibbs, passaram pelas mãos de Norris Cole. Artistas como, culture, Horace Andy, Augustus Pablo, Stanley Beckford, The Versatiles, Junior Biles e muitos outros.

Alguns dos maiores engenheiros da Jamaica, como David Rowe, Rogan Richards, Carlos Gray, Carl Toppin, trabalhou sob a supervisão de Norris Cole.

Norris Cole, junto com os outros dois Pioneiros, trabalharam em conjunto, em um grande projeto com o grupo UB40, e doaram os royalties da canção escrita por Norris Cole, George Dekker e Jackie Robinson, para alimentar as crianças famintas da África.

Norris Cole foi adotado pelo o Maranhão (Brasil) como sua segunda casa. Há bastante tempo que ele fica entre a Jamaica e o Maranhão. Ele é casado com a Maranhense Lady Conceição e juntos tem um filho de 12 anos,o Norris Cole Jr. Ele também tem inaugurado seu estúdio em São Luís Maranhão, o “Pioneer Internacional Recording Studio” e sua esperança é ajudar erguer muitos cantores da musica reggae do Brasil e daqui da ilha, como por exemplo,sua esposa Lady Conceição  também cantora e seu filho Norris Cole Jr, que  juntou -se com o cantor lendário do grupo The Congos, Cedric Myton , para fazer seu primeiro vídeo clipe intitulado “guerra na Babilônia”, que agora é visto em todo o mundo.

Norris Cole possui uma grande base de fãs, sobretudo no norte brasileiro e interior do Maranhão.

Norris Cole lançou recentemente um grande álbum. “Peace Justice Liberty” (Paz, justiça, Liberdade) este álbum resgata as raízes do grupo e do próprio artista como cantor solo em instrumentais fantásticos e vocais muito bem colocados por Norris e pelo Pioneers.

Alguns dos melhores e mais importantes músicos jamaicanos de toda a história participaram da gravação, desse álbum. Dentre eles o mago do sax Dean Fraser.

Com catorze faixas de puro reggae raiz e letras que vão do lovers rock às tradicionais críticas sociais que o reggae faz, o álbum foi considerado um dos melhores lançamentos dos últimos anos no gênero. Para o artista que grava desde 1965 este é o décimo terceiro disco da carreira solo com o nome Norris Cole, e sem dúvida um dos melhores da carreira.

Norris Cole é muito ativo no Brasil, trabalhando por trás nos bastidores, com sua esposa á frente interagindo.

Como a maioria dos melhores artistas da Jamaica, ele está pronto para comemorar seu aniversario de 50º anos de carreira e historia, dia 10 de Maio domingo na Choperia Marcelo ao lado do Jamaicano Tinga Steawart e vários convidados especiais do movimento reggae( Giga Estrela do Som,FM Nattynafson,Banda Raiz Tribal Equipe de vinil Disc Memory e mais surpresas. Produzindo e escrevendo musicas até hoje. Ele como um menino de um país pequeno saiu para viver ao lado de príncipe e princesa. Norris Cole foi um dos primeiro negro jamaicano á morar na mesma área que a princesa Diana, na década de setenta, chegou até ser seguido regularmente para sua casa pela policia Inglesa, em Kensington em Londres; porque quando ele se dirigia para sua casa à noite a polícia o seguia pensando que ele era um ladrão entrando em sua própria casa em Kelso Place in Kensington, como sua casa era atrás da casa do namorado da princesa Diana (Place) Norris Cole se diz não ter nada para provar a ninguém. Ele ainda tem muito talento deixado nele.

Norris Cole é apelidado por muitas pessoas amigas dele, porque em qualquer país que decida residir, ele cria uma indústria de reggae em torno dele. Como por exemplo, Toronto no Canadá, quando ele foi lá para morar, não havia quase nenhuma música reggae ao redor, e em poucos meses ele começou a carreira de muitos artistas como, Carlene Davis, Johnny Osborne, Nana Mclean, Leroy Brown, e muitos outros.

Em seguida, na Inglaterra não foi diferente, ele ajudou a crescer o movimento reggae e ajudou no crescimento das carreiras artísticas, expandindo o reggae com; Owen Gray, Junior Inglês, DD Dennis, Tito Simon, Johnny Orlando, The Pioneers, Christine Jah white, Jean adebambo, The Mexicano, Country Man, e muitos outros.

Na Jamaica, ele fez o mesmo, mais muito melhor. Artistas que produziu e gostou; Dennis Brown, Frankie Pauk, Jackie Radics, Marcia Griffths, Pan Hall, Justin Hinds, Brent Dowe, Donna Marie, The Slickers, Tony Tuff, George Fath, Freddy Mcky, The Maytones, Altony Ellis, Barbara Jones, Kevin Isaacs, Tyrone Taylor, e a lista continua…

Norris Cole, Bob Marley, Jimmy Cliff, Desmond Dekker e os Acess, todos eles estavam juntos ao mesmo tempo no Studio de gravação Beverlys Records na Jamaica. Todos muito amigos.

Em uma questão de fato, Bob Marley e Norris Cole, chegaram a ter um confronto sério, entre os dois, quando Norris Cole cobriu uma de suas canções. A canção de nome “Wait in vain”, canção cantada por Danny Ray, produzida por Sidney Crooks, o mesmo Norris Cole. Bob Marley ficou furioso porque a Melody Maker um dos diários de notícias mais popular da Inglaterra escreveu que sua versão era melhor do que a versão de Bob Marley.

Norris Cole é um produtor completo, cantor e compositor.

© Reggae Total 2019 | Todos os direitos reservados